A Torá desde Jerusalém
Parashá Emor
Livro Vayikrá / Levítico (21:1 a 24:23)

Resumo da Parashá

O Todopoderoso ordena que os Cohanim (sacerdotes) deviam ser amostra da pureza e de total elevação.  Não podiam impurificar-se pelo contacto com os mortos, salvo que sejam familiares próximos: pai, mãe, filhos, irmão e irmã que fosse virgem.  Não podiam casar-se com uma mulher que não for casta nem com uma divorciada.  Era-lhes proibido rapar a cabeça, aparar as pontas da barba e fazer tatuagens.

No caso do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), a proibição de aproximar-se a um morto era total, ou seja, não estava permitido nem aos seus parentes mais próximos.  Não podia casar-se com uma mulher viúva, nem divorciada, apenas com uma virgem.  O Cohen não podia ter um defeito físico, uma vez sendo assim não podia oficiar no Santuário.  Devia ser totalmente puro para poder aproximar-se ao Mishkan.

O Eterno disse a Moshé que transmitisse ao Povo de Israel, informação sobre as festas e dias sagrados e de santa convocação, e nos dias em que estava proibido trabalhar.

1-O sétimo dia da semana, Shabat, é dia de estrito descanso.

2- No dia 14 de Nissan, ao cair o sol, será Pessach e no dia 15 não se trabalha.  Durante uma semana comer-se pão ázimo, sem levedura.  No dia 21 de Nissan, último dia de Pessach, também se não trabalha.  Depois de estabelecerem na terra de Canaã, os Bnei Israel deviam apresentar como oferenda, primícia das colheitas e que foi chamada Ómer.

3- Decorridas sete semanas desde o segundo dia de Páscoa, deverá observar-se a Festa das Semanas, Shavuot, no dia 16 de Sivan.  Deviam-se apresentar oferendas de comida baseadas em trigo da nova colheita.

4- O primeiro dia do mês de Tishrei será dia de descanso, Rosh Hashaná e celebrar-se-á com toque dev trombeta, Shofar.

5- No décimo dia do mês de Tishrei será dia de santa convocação, Yom Kipur e será dia de jejum e reza, dia de expiação dos pecados.

6- No dia quinze do mês de Tishrei será a festa das cabanas, Sucot e durará sete dias.  No primeiro e oitavo dias serão dias de santa convocação. Os Bnei Israel deveriam levar quatro espécies, Etrog, Lulav, Hadassim e Aravot, como símbolo de agradecimento e durante esses sete dias deve-se viver em cabanas, para assim recordar a passagem do Povo pelo desertoi depois da saída do Egipto.

7- O dia vinte e dois do mês de Tishrei devia ser observado como dia de descanso.

A parashá continua com a mensagem do Todopoderoso na qual se recorda ao Povo de Israel que devia prover azeite de oliveira para as lamparinas do Beit Hamikdash e que os Cohanim deveriam mantê-las acesas desde o entardecer até a manhã seguinte, continuamente.  Assim, o Eterno assinalou como deveria ser feito o pão da proposição.

Todas são leis eternas.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org