A Torá desde Jerusalém
Parashá Vayachel
Livro Shemot / Éxodo (35:1 a 38:20)

Resumo da Parashá

Moshé reuniu o Povo de Israel e falou-lhes das ordens do Eterno no que respeita à observância do Shabat: Trabalhar seis dias e descansar no sétimo, não acender fogo em Shabat.

Assim, Moshé pediu ao povo que construíssem o Mishkan (Santuário) dando-lhes indicações acerca das oferendas que deveriam trazer, com a generosidade dos seus corações para darem para a obra.  A resposta dos Benei Israel foi imediata e cada um  doou a maior quantidade de objectos possível.  Ganchos, colchetes, aros, anéis braceletes, todos os elementos de ouro, telas tingidas de celeste, púrpura, carmesim, linho fino, couros de carneiro, elementos de prata e cobre, madeira de acácia, especiarias para incenso, azeite para as luminárias.

Os princípios de cada tribo trouxeram pedras de ónix e as demais pedras preciosas para o engaste , o efod e o peitoral, das roupas do Cohen Gadol.

Moshé informou que o Eterno tinha designado Betzalel, da tribo de Yehudá, como supervisor da construção, pela sua grande sabedoria e experiência.  O seu ajudante foi Oholiav, da tribo de Dan, que tinha habilidade para realizar obras de arte, gravações e tecidos.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org