A Torá desde Jerusalém
Parashá Vayerá
Livro Bereshit (18:28 a 22:24)
Resumo da Parashá
A parashá desta semana relata o momento em que Avraham estava sentado
frente à sua tenda e à espera de algum visitante, depois de ter feito a sua
circuncisão, à espera de cumprir a mitzvá de Guemilat Chessed. Apareceram três visitantes a quem
Avraham deu as boas vindas e agasalho.
Mas na realidade estes eram anjos enviados pelo Eterno que reencarnaram
em corpos humanos e que vinham a cumprir certas missões neste mundo. E assim um anjo informou Avraham que ao
fim de um ano Sara, sua esposa, lhe daria um filho. Sara riu-se no seu interior, já que aos noventa anos de
idade, essa notícia lhe parecia inacreditável. Hashem criticou Sara por ter duvidado, por não ter confiado
com o seu coração na promessa que o Todopoderoso lhe fez. Depois outro anjo curou Avraham do mal
esta que ainda sentia pela sua circuncisão. Ao terceiro dia o anjo deveria
cumprir a sua missão de destruir as cidades de Sedom e Amorá (Sodoma e
Gomora). Mas previamente Hashem
informou Avraham sobre este assunto e pediu ao Eterno que tivesse misericórdia
dos habitantes dessas cidades, argumentando que os homens justos não deveriam
ser eliminados com os perversos.
Hashem prometeu-lhe que não os destruiria se encontrasse pelo menos dez
tzadikim.
Os malachim foram a casa de Lot em Sodoma e aí os habitantes quando tomaram
conhecimento da sua presença tentaram incomodar os habitantes e Hashem
castigou-os provocando-lhes cegueira.
Os anjos informaram Lot que devia imediatamente abandonar a cidade com
toda a sua família. Lot duvidou
mas os malachim pegaram nele, na sua esposa e nas suas duas filhas e
levaram-nos para fora da cidade. O
Eterno derramou enxofre e fogo sobre as cidades de Sedom e Amorá destruindo
assim toda a área. Os anjos
advertiram sobre o não observar o castigo que caiu sobre os habitantes mas a
esposa de Lot desobedeceu a essa ordem e voltou-se para trás para ver a
destruição e por isso foi convertida numa estátua de sal.
Depois Lot mudou-se para uma cova na montanha e nesse lugar as suas filhas
deram à luz quem viriam a ser os fundadores das nações de Amón e Moav.
Avraham mudou-se com a sua esposa para o Neguev, para a cidade de Guerar em
Ber Sheva. Declarou que Sara era
sua irmã e esta foi levada para o palácio de Abimelech, rei de Guerar e Hashem
castigou-o com doenças e apareceu-lhe num sonho e advertiu-o de que deveria
devolver Sara ao seu esposo, caso contrário morreria. Avimelech depressa a
devolveu a Avraham e por sua vez lhe deu muitos presentes.
Passado um ano, Sara teve um filho ao qual Avraham chamou Itzchak e
circuncidou-o aos oito dias. Este
crescia e Sara sentia que Ishmael exercia uma má influência sobre Itzchak. Então pediu a Avraham que afastasse
Hagar e ao seu filho: Avraham aceitou o logo que Hashem lhe indicou como
deveria fazê-lo e também assegurou que Ismael seria o pai de uma grande
nação. Hagar e seu filho,
deambularam pelo deserto e ali Ishmael estava sedento ao ponto de morrer. Apareceu um anjo que indicou a Hagar um
lugar onde milagrosamente havia água. Ishmael viveu em Parán e casou-se com uma
mulher de Mitzraim.
Avraham foi sempre um servidor do Todopoderoso, tendo ultrapassado nove
difíceis provas graças à fidelidade e devoção a Hashem. Mas foi a prova número dez a mais difícil
de todas, já que Hashem lhe ordenou que tomasse o seu único filho Itzchak e o
oferecesse como sacrifício.
Avraham levou a cabo essa ordem na manhã seguinte, bem cedo, partindo
para o lugar que o Eterno lhe indicara, numa montanha de Moriá.. Aí construiu
um altar e atou Itzchak à madeira e no momento de tomar a faca para
sacrificá-lo a voz de um anjo deteve-o indicando-lhe que não fizesse mal ao seu
filho. Depois Avraham encontrou um
carneiro preso nos arbustos, sacrificando-o. O Todopoderoso bendisse-o assinalando-lhe que os seus filhos
(os Bnei Israel) seriam numerosos e que herdariam as cidades inimigas.
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