Torá desde Jerusalem
Parashá Vayéshev
Livro Bereshit (37:1 a 40:23)

Resumen de la Parashá

Esta semana a parashá começa o seu relato assinalando que Yaacov fez confeccionar para Yosef, o seu filho mais querido, uma túnica de seda, diferente das dos seus irmãos.  Este facto deu lugar a que estes começassem a duvidar de Yosef até odiá-lo ao ponto de não lhe falarem amavelmente.

Yosef teve dois sonhos, que ao dar a conhecê-los a seus irmãos, estes acenderam o ódio ainda maior.  O primeiro sonho mostrava que os fardos das espigas dos seus irmãos se inclinavam perante o de Yosef.  O segundo sonho, indica que tanto o sol, a lua como onze estrelas, se prostraram perante Yosef.  Deduzia-se destes sonhos  que toda a família se inclinaria a ele.  O seu padre, repreendeu-o já que havia despertado maior inimizade entre os seus irmãos mas Yaacov no seu interior, sabia que esses sonhos tornar-se-iam realidade.

Quando os irmãos de Yosef guardavam os rebanhos do seu pai Yaacov, este enviou-o para observá-los. Foi ao vale de Hebron e chegou até aos seus irmãos.  Mas quando ,o viram chegar decidiram que este era o momento oportuno para matá-lo, lançando-o logo a um poço e depois diriam que foi comido por uma besta selvagem.

Mas Ruben convenceu os seus irmãos para não matarem Yosef nem que derramassem sangue e que apenas o lançassem a um poço.  A sua intenção era salvá-lo mais tarde.  Assim o lançaram e retiraram-lhe a túnica de seda.

Reuven afastou-se do lugar, quando se aproximou uma caravana de ismaelitas que levavam especiarias para o Egipto e Yehudá teve a ideia de vender-lhes seu irmão Yosef, como escravo.  Assim, acompanhado dos seus outros irmãos fizeram-no logo e tomaram a roupa de Yosef e a espargiram de sangue de cabra para levá-la a seu pai Yaacov, que se acreditou que o seu filho mais velho tinha sido devorado por um animal selvagem e chorou.

Entretanto Yosef foi vendido  várias vezes até que por último foi parar às mãos de Potifar, um oficial do faraó do Egipto.

Yehuda teve três filhos e o primeiro deles casou-se com uma mulher cujo nome era Tamar.  Ao cabo de um tempo o seu esposo morreu e ela casou-se com o segundo filho de Yehuda.  Também o segundo esposo morreu e perante o temor de Yehuda de que o terceiro filho também morresse ao casar-se com Tamar, pediu-lhe a ela que esperasse até que esse filho crescesse e fosse maior de idade para poder casar-se.

Tamar sabia que da descendência de Yehuda viriam os reis de Israel e disfarçando-se enganou Yehuda e conseguiu ter um filho dele.  Yehuda, enquanto ela estava grávida, ordenou que fosse queimada, pois não sabia que esse filho era dele.  Mas Tamar pode salvar-se desta condenação, pois com os objectos pessoais de Yehuda pode demonstrar que era ele o pai do futuro filho. Assim lhe foi poupada a vida.

Yosef foi vendido várias vezes até que por fim chegou às mãos de Potifar, um oficial do faraó do Egipto.  Não obstante, Yosef teve êxito em tudo o que empreendia já que o Todopoderoso fazia com que prosperasse.  Entretanto Potifar nomeou-o administrador da sua casa.  A mulher do seu amo tentou seduzi-lo mas ele negou por temer pecar perante o Eterno.  Num determinado momento ela reagiu mal e acusou-o perante o seu marido Potifar de ter tentado seduzi-la, e aquele prendeu-o.

Na prisão, Yosef foi nomeado encarregado dos demais prisioneiros.  Aí também estavam prisioneiros, o chefe dos padeiros e o chefe dos copeiros, que deveriam ser sentenciados.  Uma certa noite ambos tiveram um sonho, que foram desvendados por Yosef e de que o chefe dos copeiros seria liberto enquanto que o chefe dos padeiros seria executado.  Assim aconteceu e Yosef pediu a este último que intercedera perante o faraó mas aquele esqueceu-o.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org