A Torá desde Jerusalém
Parashá Bamidbar
Livro Bamidbar / Numeros (1:1 a 4:20)

Resumo da Parashá

Nesta parashá, primeira do livro Bamidbar, tendo transcorridos treze meses desde a saída do Egipto, o Eterno ordena a Moshé e a Aharon realizar um censo de toda a congregação de Israel, tomando em consideração os varões maiores de vinte até sessenta anos.  Eram todos os aptos para cumprir as suas obrigações com o exército.

De acordo com este senso, a cifra de varões para cumprir o serviço do exército, era de seiscentos mil quinhentos e cinquenta homens.  Foram sensadas as tribos de Reuven, Shimeon, Gad, Yehuda, Issachar, Zebulun, Yosef (pelos seus filhos Efraim e Menashe), Binyamin, Dan, Asser e Naftali. A tribo de Levi foi excluída do censo já que a sua missão era cumprir funções no Mishkan.

O Todopoderoso indicou como devia fixar-se fisicamente cada tribo, no respeitante ao Mishkan.  Assim ao Oriente do Santuário, deviam acampar as tribos de Yehudá, Issachar e Zebulun.  Até ao Sul deviam acampar as tribos de Efraim, Menashé e Miniamin.  Até ao Norte das tribos de Dan, Asser e Naftali.  O acampamento tinha a forma de quadrilátero e o Mishakan no centro.

Posteriormente, o Eterno ordenou a Moshé sensar os primogénitos que depois foram substituídos pelos levitas e também detalhou as obrigações dos filhos de Kehat (da tribo de Levi) para o Santuário.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org