A Torá desde Jerusalém
Parashá Ekev
Livro Devarim / Palabras (7:12 a 11:25)
Resumo da Parashá
Moshé continua a
dirigir-se aos Benei Israel afirmando-lhes que se observarem e cumprirem os
preceitos que o Todopoderoso ordenou, serão benditos com coisas boas e
saúde. Não haverá no Povo pessoas
nem animais estéreis, nem doenças mas sim nas nações inimigas. Também os aconselhou a não temer os cananitas,
pois Hashem os guardaria.
Recordou-lhes que
cumprissem cada mandamento para assim viverem e multiplicarem-se e conquistarem
a Terra Prometida. E
recordar-se-iam de todo o caminho que o Eterno fez deambular o Povo no deserto
durante quarenta anos, como prova de lealdade e adesão aos preceitos do
Eterno. As dificuldades com as que
se depararam tiveram a finalidade de discipliná-los a fim de “fazer-se saber
que nem só de pão vive o homem , senão que o homem vive de toda a palavra que
sai da boca do Eterno”.
Posteriormente, descreve-lhes as bondades da Terra de Israel, terra pródiga
em trigo, cevada, vinhas, figueiras e grãos, terra de oliveiras, de azeite e de
mel. Isto Indica-nos que quando se
coma e se sacie, deverá bendizer ao Eterno, pela boa terra que Ele dá. Provém que a prosperidade que gozariam
na Terra Prometida, poderia levá-los a esquecer que Hashem entregou todo esse
bem estar. Esta ingratidão seria
castigada duramente e os Benei Israel, que assim obraram, seriam eliminados
como as nações pagãs.
Moshé recorda o Povo os seus actos rebeldes. Em Chorev, depois de ter estado quarenta dias em cima do
monte para receber as Tábuas da Lei (Luchot), regressou e encontrou o Povo a adorar um bezerro de
ouro. Então o Todopoderoso
comunicou com Moshé a Sua intenção de eliminá-los mas ele interveio a favor do
Povo e destruiu as Tábuas de pedra.
Hashem castigou apenas aqueles que tinham rendido culto ao bezerro.
Moshé mencionou outros actos de desobediência, em Taverá, Massá e Kivrot
Hataavá.
Depois de Moshé ter defendido a causa dos Benei Israel pedindo ao
Altísssimo que recordasse os méritos acumulados pelos patriarcas Hashem
disse-lhe que regressaria ao monte para receber outras Tábuas. Estas foram colocadas no Arón Hakodesh
(Arca Sagrada). Os Cohanim e
Leviim foram designados para efectuar os serviços do Mishkán e o Povo continuou
a sua marcha desde o Sinai até Canaã.
Moshé clarificou o Povo de que o Eterno quer que O amem, O sivam com todo o
seu coração e toda a sua alma, cumprindo as suas mitzvot. A grandeza de Hashem, manifestada por
intermédio de actos tais como a libertação do Egipto, o milagre do mar
Vermelho, as experiências no deserto, os castigos milagrosos impostos a Kórach,
Datán e Aviram, deveriam ser suficiente para assegurar a observância e
cumprimento dos preceitos. O
Eterno confirmará uma abundante colheita, com as chuvas necessárias. Mas se o Povo se tornasse desobediente,
paravam as águas do céu.
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