A Torá desde Jerusalém
Parashá Emor
Livro Vayikrá / Levítico (21:1 a 24:23)
Resumo da Parashá
O Todopoderoso ordena que os Cohanim (sacerdotes) deviam ser amostra da
pureza e de total elevação. Não
podiam impurificar-se pelo contacto com os mortos, salvo que sejam familiares
próximos: pai, mãe, filhos, irmão e irmã que fosse virgem. Não podiam casar-se com uma mulher que
não for casta nem com uma divorciada.
Era-lhes proibido rapar a cabeça, aparar as pontas da barba e fazer
tatuagens.
No caso do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), a proibição de aproximar-se a um
morto era total, ou seja, não estava permitido nem aos seus parentes mais
próximos. Não podia casar-se com
uma mulher viúva, nem divorciada, apenas com uma virgem. O Cohen não podia ter um defeito
físico, uma vez sendo assim não podia oficiar no Santuário. Devia ser totalmente puro para poder
aproximar-se ao Mishkan.
O Eterno disse a Moshé que transmitisse ao Povo de Israel, informação sobre
as festas e dias sagrados e de santa convocação, e nos dias em que estava
proibido trabalhar.
1-O sétimo dia da semana, Shabat, é dia de estrito descanso.
2- No dia 14 de Nissan, ao cair o sol, será Pessach e no dia 15 não se
trabalha. Durante uma semana
comer-se pão ázimo, sem levedura.
No dia 21 de Nissan, último dia de Pessach, também se não trabalha. Depois de estabelecerem na terra de
Canaã, os Bnei Israel deviam apresentar como oferenda, primícia das colheitas e
que foi chamada Ómer.
3- Decorridas sete semanas desde o segundo dia de Páscoa, deverá
observar-se a Festa das Semanas, Shavuot, no dia 16 de Sivan. Deviam-se apresentar oferendas de
comida baseadas em trigo da nova colheita.
4- O primeiro dia do mês de Tishrei será dia de descanso, Rosh Hashaná e
celebrar-se-á com toque dev trombeta, Shofar.
5- No décimo dia do mês de Tishrei será dia de santa convocação, Yom Kipur
e será dia de jejum e reza, dia de expiação dos pecados.
6- No dia quinze do mês de Tishrei será a festa das cabanas, Sucot e durará
sete dias. No primeiro e oitavo dias
serão dias de santa convocação. Os Bnei Israel deveriam levar quatro espécies,
Etrog, Lulav, Hadassim e Aravot, como símbolo de agradecimento e durante esses
sete dias deve-se viver em cabanas, para assim recordar a passagem do Povo pelo
desertoi depois da saída do Egipto.
7- O dia vinte e dois do mês de Tishrei devia ser observado como dia de
descanso.
A parashá continua com a mensagem do Todopoderoso na qual se recorda ao
Povo de Israel que devia prover azeite de oliveira para as lamparinas do Beit Hamikdash
e que os Cohanim deveriam mantê-las acesas desde o entardecer até a manhã
seguinte, continuamente. Assim, o
Eterno assinalou como deveria ser feito o pão da proposição.
Todas são leis eternas.
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