A Torá desde Jerusalém
Parashá Pekudé
Livro Shemot / Éxodo (38:21 a 40:38)

Resumo da Parashá

Realizou-se a recontagem de todo o que foi gasto na construção do Tabernáculo, segundo o que Moshé ordenou.  Contou-se novamente todo o ouro empregue, bem como a prata, o cobre e os demais objectos.

Confeccionaram-se os vestidos do Serviço, como também os vestidos sagrados para Aharón, tudo de acordo com o que o Eterno ordenara a Moshé.  Utilizaram-se fitas de ouro, tecidos tingidos de colores celestes, púrpura e carmesim e os engastes de pedras de ónix com ouro, gravados nelas os nomes das doze tribos de Israel.  Outras pedras preciosas utilizadas para o peitoral foram rubi, topázio, ágata, turquesa, safira, diamante, opala, ametista, berilo e jaspe.  Tudo foi inspeccionado pessoalmente por Moshé.

Terminou-se a construção do Tabernáculo no primeiro dia de Nissan, foi instituído o Mishkán por Moshé que ordenou que se colocassem todos os elementos e utensílios, o candelabro e o seu acendimento.  Moshé tomou o Testemunho e colocou-o na Arca.

Uma nuvem cobriu o Mishkán, que era a glória do Todopoderoso. Cada vez que a nuvem se elevava era um sinal que indicava que o Povo de Israel deveria continuar a sua marcha.  Pela noite a nuvem convertia-se em fogo que era visto por toda a casa de Israel.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org