A Torá desde Jerusalém
Parashá Pinchas
Livro Bamidbar / Numeros (25:10 a 30:1)
Resumo da Parashá
O Povo encontrava-se acampado nas planícies de Moav, junto ao rio Jordão
próximo de Jericó e pronto a conquistar as terras de Canaã.
Depois do que aconteceu com Pinechas, quem tinha dado morte a um israelita
e a uma medianita em momentos de manter relações proibidas, a ira do Eterno se
apaziguou pois esse facto ocorreu em defesa da Sua honra. Assim o Todoppoderoso deu-lhe um pacto
de sacerdócio eterno, para ele e os seus descendentes. O Todopoderoso ordenou que guerreassem
e castigassem os medianitas.
Finalizada a praga que chegou a matar vinte e quatro mil membros da
congregação, o Eterno disse a Moisés e a Eleazar que levaram a cabo um censo dos
varões da comunidade de vinte anos para cima capazes de ir ao exército. A quantidade total dos homens para
cumprir o serviço militar foi de seiscentos e sete mil e seiscentos e trinta
Este censo serviu de base para dividir a Terra Prometida entre as tribos e
para distribuída em forma proporcional.
Os Leviim censados não foram incluídos na divisão da terra.
Aconteceu que se aproximaram perante Moshé e a Eleazar e os chefes das
tribos, as filhas de Tzelofchad, descendente da tribo de Menashé, dizendo que o
seu pai tinha morrido no deserto e não tinha deixado filhos varões senão apenas
cinco mulheres e estabelecer que não recebia herança de seu pai, isto é, não
recebiam porção de terra. Moshé
consultou o Eterno e Este determinou que se uma pessoa não deixava filhos, a
sua propriedade devia passar a seus irmãos sobreviventes ou a algum parente
próximo. Dessa maneira passaram
terras às filhas de Tzelofchad.
O Todopoderoso ordenou a Moshé que subisse à montanha de Avarim desde onde
veria toda a terra de Israel.
Moshé sentia que estava próximo do fim de seus dias e se preocupou com
quem dirigiria o Povo no futuro.
Pediu ao Eterno que nomeasse seu sucessor e Este indicou que fosse
Yehoshua a quem Moshé devia impor no seu cargo.
Hashem lembrou o Povo que deveria continuar a dar ofertas ao Eterno, sendo
os sacrifícios diários de dia e da tarde, como os correspondentes às
festividades de Shabat, Rosh Chodesh, Pesach, Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucot e
Shemini Atzeret, definindo muito bem cada uma bem como a modo de efectuar a
oferta.
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