A Torá desde Jerusalém
Parashá Sheminí
Livro Vayikrá / Levítico (9:1 a 11:47)

Resumo da Parashá

Após oito dias desde a iniciação dos rituais para ungir Aarón e os seus filhos como sacerdotes, assumiram os seus cargos.  Toda a congregação esteve frente ao altar, enquanto Aarón oferecia sacrifícios por si mesmo e por todo o Povo de Israel.  Depois Aarón alçou as suas mãos para o Povo de Israel e bendisse-o.  Posteriormente, Moshé e Aarón entraram no Mishkán e os restos dos sacrifícios que ainda haviam, foram consumidos por um fogo divino.  Perante este facto, o Povo se ajoelhou, num acto de adoração ao Eterno.

Dois dos filhos de Aarón, Nadav e Avihú, tomaram incensos que o Eterno nunca tinha indicado para uso e acenderam-nos no Santuário, apresentando perante o Criador um fogo estranho.  Foi então que apareceu um grande fogo que lhes produziu a morte.  Os seus corpos foram retirados por Mishael e Eltzafán, filhos de Uziel, tio de Aarón e levados para fora do acampamento.  Este facto comoveu Aarón mas Moshé explicou-lhe que os Cohanim tinham a responsabilidade de salvaguardar o nível de santidade que Hashem requereu.  Aarón e os restantes seus dois filhos, Eleazar e Itamar foram instruídos por Moshé para não extiorizar aflixão, sendo submissos à vontade do Eterno.

O Todopoderoso disse a Aarón que, os Cohanim não deviam beber vinho ou licor antes de entrar no Tabernáculo, para cumprir com os seus deveres no Mishkán ou quando instruissem o Povo.

O Eterno ordenou a Moshé e a Aarón para que instruíssem o Povo sobre a sua alimentação.  Podiam comer carne de animais mas deviam observar que não fossem impuros, não kasher.

Apenas se pode ingerir carne de animais quadrúpedes que tiveram o casco fendido e ruminantes.  Portanto ficou proibido comer carne de camelos, coelhos, lebres e porcos.

Dos animais que vivem na água, apenas aqueles que têm barbatanas e escamas.  Todos os demais ficaram proibidos para consumir, tais como os moluscos.

Das aves, foram proibidas as de rapina, como a águia, o abutre, etc.  Também são impuros os insectos e outros seres que se arrastam, como o rato, a doninha o lagarto, p caracol, os répteis, etc.

A pureza e a santidade são bases na vida dos judeus.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org