A Torá desde Jerusalém
Parashá Vaetchanan
Livro Devarim / Palabras (3:23 a 7:11)

Resumo da Parashá

Nesta parashá Moshé continua a recordar e a criticar o Povo, sobre como ele rogou ao Todopoderoso que O autorizasse a cruzar o Jordão para contemplar a Terra de Israel mas como o Eterno estava irritado com ele por culpa das acções do Povo, apenas lhe permitiu vê-la desde o pico do monte Pisgá.  Ao mesmo tempo Ordenou-lhe  que nomeasse Yehoshua para  tomar o cargo da liderança dos Benei Israel.

Moshé exortou o Povo a observar cuidadosamente as leis e preceitos de Hashem, pois deste modo serim reconhecidos pelos outros povos como uma grande nação e prevaleceriam não obstante serem pouco numerosos.

Moshé recordou-lhes que não esquecessem  tudo o que tinham vivido no Monte Sinai quando receberam os Dez Mandamentos.  Moshé adverte o povo para que façam imagens para idolatrá-las pois no Monte Sinai não viram nenhuma imagem mas apenas escutaram a voz do Eterno.  Apesar disso, Moshé profetizou que o Povo depois de assentar na Terra de Israel cometerão idolatria e serão destruídos e dispersos entre as demais nações.  Mas se se arrependerem sinceramente, receberão a graça e o perdão Divinos.

Moshé designou três cidades de refúgio; Betzer, Ramot e Golan, a Este do rio Jordão, para todo aquele que matasse acidentalmente.

Moshé recordou ao Povo os Dez Mandamentos com os quais o Eterno estabeleceu com eles um pacto eterno e que eles pediram a Moshé que fosse o intermediário entre Hashem e os Benei Israel.  O Todopoderoso aceitou esse pedido e alegrou-se.  Moshé assegurou-lhes que se eles se vão comportar correctamente receberam todo o tipo de bençãos.

Então Moshé formulou o Shemá, afirmando a unicidade de Hashem e instrui o Povo a respeito da fé e o amor ao Eterno por todas as gerações futuras.

Indicou também que as leis deverão ser recordadas eternamente colocada como sinal na mão e na fronte, os Tefilin e nas ombreiras das portas de cada casa ( a Mezuzá).

Moshé recorda que não devem tomar o nome do Eterno em vão, o cumprimento do Shabat, honrar pai e mãe, não matar, não cometer adultério, não roubar, não dar falso testemunho, não desejar a mulher do próximo, nem a sua casa, nem o seu campo, nem os seus animais.

Moshé advertiu-os de que quando se estabelecessem na Terra que não se esqueçam de Hashem e incitou-os para que transmitissem a seus filhos tudo o que eles viveram.

Por último, advertiu-os para não casarem  com os gentios, porque vos farão abandonar o Eterno desviando-os do Seu caminho.

Israel é um povo santo ao qual o Todopoderoso demonstrou o Seu amor libertando-o da escravidão e é o seu dever corresponder-lhe por meio da observância dos Seus preceitos.


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