A Torá desde Jerusalém
Parashá Vayikrá
Livro Vayikrá / Levítico (1:1 a 5:26)

Resumo da Parashá

A parashá Vayikrá salienta que segundo o que o Eterno indicou a Moshé, os diferentes sacrifícios (korbanot), que toda a pessoa podia oferecer ao Cohen.  Sobre cada um deles, o Todopoderoso assinalou como deveriam ser oferecidos, em que deveriam ser queimados e consumidos.

A oferta Olá, que devia ser de um bovino e devia ser consumida pelo fogo no altar (Mizbeach).  Também entre esta oferta havia as que consistiam em apresentar perante o Cohen, aves como a pomba ou crias de pomba.

A oferta Minchá, que representava a lealdade, era a única de entre todas os demais korbanot, que não consistiam em trazer um animal senão um vegetal e o que devia oferecer-se era farinha de sêmola.

A oferta de paz, chamada Zévach Shelamim, consistia em oferecer um bovino, carneiro ou caprino ou ovino, macho ou femea .  Como lei perpétua, Hashem proibiu a todas as gerações comer sebo e sangue.

Se alguém pecasse sem intenção contra qualquer dos mandamentos do Eterno, inclusive o Cohen Gadol, deveria oferecer um novilho como sacrifício, chamado Chatat.  Também se a congregação inteira pecasse por erro ou um chefe de tribo também pecasse por erro, cada um deles deveria apresentar um sacrifício (Chatat) perante o tabernáculo.

Quando alguém cometia um pecado como por exemplo jurar em falso (num juízo ou querela), ou tocasse nalguma coisa impura, deixasse de cumprir uma promessa ou se entrasse no Beit Hamikdash em estado de impureza, devia apresentar uma fêmea do rebanho.  Esta oferta chamou-se Olé Veiored.  Mas  se não pudesse trazer um animal de rebanho, devia expiar o seu pecado trazendo duas crias de pomba ou duas pombas.  Se não pudesse oferecer estes animais, devia trazer uma certa quantidade de farinha ao Cohen.

Quem pecar negando ao seu próximo o que recebeu como depositário, roubando-o, prejudicando-o, ou se encontrar alguma coisa lha negasse, assumirá a sua culpa devolvendo a coisa ao seu proprietário e pagando adicionalmente ao dono, um quinto do valor do objecto e levará ao Cohen um carneiro para sua expiação.

Em todos os casos de expiações, o Todopoderoso detalhou como deveriam ser sacrificados os animais, o destino das suas partes e o seu sangue, bem como as outras classes de ofertas.


www.mesilot.org             yeshiva@mesilot.org